Bairros

Centro de Oncologia realiza caminhada neste sábado às 8:30 para conscientizar sobre o Câncer de Mama

O Centro de Oncologia de Barão Geraldo realiza neste sábado 23/10 sua  2ª Caminhada do Outubro Rosa. A Caminhada sairá a partir das 8h30, da sede do Centro de Oncologia à rua Alberto de Salvo, 311 (Jd. José Martins) e irá em direção à Praça de entrada da Unicamp na av. 2 (Posto Ipiranga) e irá fechar algumas ruas ao tráfego . (O passeio irá passar pela rua do Rio Branco, Capela do Cristo Redentor até o Posto Ipiranga, volta pelas ruas Ruberlei Boareto da Silva e Tácito Monteiro de Carvalho na Parte 1 da C. Universitária e retorna margeando o bosque do Parque Linear Rio das Pedras até o Centro de Oncologia)

A iniciativa tem o objetivo de orientar e conscientizar sobre a detecção precoce do câncer de mama, mas também é um lembrete do quanto as atividades físicas são importantes para minimizar os riscos do câncer e de inúmeras outras doenças.

HAVERÁ APOIO DA SETRANSP E EMDEC

Para garantir a segurança e fluidez do trânsito, 4 (quatro) agentes da Setransp e da EMDEC estarão acompanhando a passeata, fazendo interdições de trânsito temporárias, à medida em que os manifestantes passarem pelas vias. 

Em alguns trechos, os agentes envolvidos no evento poderão fazer uma “canalização”, ou seja, separar uma faixa de rolamento para os ciclistas e motoristas, enquanto os participantes da caminhada utilizam a outra faixa. 

A concentração da passeata será às 7h30, no estacionamento do Centro de Oncologia.

As 8h30, os inscritos – no máximo 150 pessoas – seguirão pelas ruas Cecília Feres Zogbi, Salomão Mussi, Antônio Zaine e Dr. Eurico Wanderley Moraes Carvalho, retornando pela Rua Dr. Ruberlei Boaretto da Silva. Na sequência, passarão pelas ruas Dr. Tácito Monteiro de Carvalho e Silva, Catharina Signori Vicentin, Antônio Zaine, Edele Próspero Píccoli, Salomão Mussi e Leonina Marinelli Leonardi, retornando ao Centro de Oncologia. 

O transporte público coletivo municipal não será afetado. Não há pontos de ônibus nos 3 km do percurso. 

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Os exercícios regulares têm efeitos tanto protetivos quanto adjuvantes do tratamento, reforça a profissional de educação física Emilianne Miguel Salomão. Com especialização em oncologia, área em que atua há 20 anos, Emilianne explica que as atividades físicas são aliadas antes, durante e após o tratamento contra o câncer. No Centro de Oncologia Campinas, a profissional integra a equipe multidisciplinar que trata todos os aspectos relacionados ao paciente, inclusive o condicionamento físico.

“A atividade física faz parte do tratamento oncológico. Ameniza os sintomas da quimioterapia e da radioterapia e recupera a massa muscular comprometida pela doença”, enumera, acrescentando outros aspectos positivos. “Também contribui para combater a fadiga extrema e a falta de sono e traz bem-estar”.

Ao contrário do que alguns imaginam, lembra Emilianne, o repouso não é a forma indicada de combater a fadiga extrema. “Quanto mais um paciente fica parado, mais fadiga ele sente. A atividade física tem a capacidade de trazer o estado de bem-estar por meio da liberação da endorfina, hormônio que também está ligado à sensação de bem-estar”, detalha.

Para que questões como o tipo de atividade, a regularidade e a intensidade da prática tenham o encaminhamento correto, é essencial que o paciente oncológico receba acompanhamento profissional. “O COC trabalha com uma equipe multidisciplinar porque todos os profissionais precisam interagir. O médico, educador físico, nutricionista, enfim, todos devem estar envolvidos no processo para garantir o melhor cuidado ao paciente”.

Exercícios físicos regulares podem diminuir em até 30% os riscos do câncer de mama. Para que tenham os efeitos esperados, os exercícios dependem da regularidade. Nesse caso, segundo a Organização Mundial de Saúde, são necessários 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados. E Emilianne confirma que a caminhada é a atividade física mais democrática que existe. “Todos podem praticar, em qualquer lugar, desde que haja segurança e acompanhamento”.

Para se aprofundar sobre a importância das atividades físicas na prevenção e tratamento do câncer, confira uma palestra ministrada por Emilianne durante as ações do Outubro Rosa: https://www.youtube.com/watch?v=0hUhsEKXbK4

AB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s