Educação

PROERD forma várias turmas da escola do Jd América e outros bairros

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formou no dia 13/12 cerca de 40 crianças dos 5º s anos da escola Maria Alice Colevatti Rodrigues , no Jd. América e no dia seguinte na E.E. Bernardo Caro, do bairro Vila Olimpia.

A formatura teve a participação da Banda Musical do CPI 2 (Comando de Policiamento do Interior 2) da Policia Militar do Estado. Além dos pais das crianças, e vários professores da escola, participaram como “autoridades” o vereador Nelson Hossri ( que trabalha com recuperação de drogados) e a presidente do CONSEG de Barão e São Marcos, Neusa Fernandes.

O PROERD faz parte dos programas de policiamento e Ronda Escolar do Governo Estadual em todas as escolas publicas e privadas. É direcionado para crianças do 5º ano de várias escolas (de 9 a 12 anos) durante apenas 1 semestre. O curso é composto por 10 aulas com um livro de exercícios e um professor que oferece um ensino lúdico e divertido de questões como a tomada de decisões em “situações complicadas da vida” para que decidam de forma consciente e responsável, com noções de cidadania .

Segundo o coordenador do Proerd da 3ª Cia e professor dos cursos, Cabo Michel Siqueira, no Estado de São Paulo quase 10 milhões de crianças já receberam as aulas do Programa. O objetivo do curso é a conscientização do que são as drogas e a violência e para então saber como evita-las. “Trata-se portanto de um projeto de prevenção primária que, além de formar os alunos, também incentiva a multiplicação dessas informações, adotando medidas capazes de prevenir o uso de drogas e a pratica da violência valorizando o bom caráter, a amizade, o ambiente escolar, a confiança , o respeito, a importância de participação nas mudanças e a valorização da família” – disse

Redações escolhidas

Michel Siqueira agradeceu a todos e contou que ao final do curso pede para que os alunos façam uma redação com base no que aprenderam, para que fixem bem esse conhecimento.

E dessas redações foram escolhidas somente uma de cada turma da 5º série: a de Fabila da 5a A e Gabriela da 5a B.

Depois que elas leram suas redações sob o aplauso de todos, Siqueira e os alunos leram juntos a declaração de compromisso do PROERD em que as crianças se comprometem a não darem chance para as drogas e sim em dar orgulho às suas famílias.

A diretora da escola Maria Alice, a professora Patrícia de Cerqueira Prado de Araújo disse que esse momento é de formatura dupla: os alunos fecham um ciclo desde a primeira série quando chegaram bem pequenos e foram crescendo com a marca da pandemia. E também estão terminando o pequeno curso do PROERD que, como prepara os alunos para tomar decisões em momentos que mudam suas vidas. Patrícia agradeceu ao cabo Siqueira pela parceria, aos pais e a todos os presentes. E desejou sucesso e muita sorte aos alunos. E os aconselhou que fossem curiosos e fossem pessoas melhores a cada dia. “que sejamos melhores depois da experiência da pandemia”. -disse

A presidente do CONSEG – Neusa Fernandes, parabenizou as crianças dizendo que elas são o futuro do país e a esperança do futuro melhor. E disse que estava la por apoiar toda e qualquer iniciativa de trabalho educativo com crianças e jovens. Parabenizou escola e professores e aos pais que incentivam seus filhos aos estudos “na busca de um caminho melhor para a nação”. E agradeceu por fim ao cabo Siqueira e também ao vereador Nelson Hossri que lutam incessantemente todos os dias para um futuro melhor para as crianças e jovens contra as drogas.

O vereador Nelson Hossri inicialmente agradeceu aos pais por estarem acompanhando a formatura do PROERD com os filhos. “muita gente fala que a Polícia Militar é repressiva, mas o único trabalho de prevenção às drogas e à violência, nessa faixa de idade, é o PROERD que vem da PM. Seu trabalho de prevenção é o melhor contra o pior mal do século : o problema das drogas. “Pais e filhos não são iguais. Os pais devem ser legisladores, colocar regras dentro de casa para poder evitar tragédias ocorram dentro de casa. dando a melhor educação para evitar prejuízos aos filhos“.

Segundo Hossri, hoje o tráfico de drogas não mais bate nas portas das casas, mas já entram dentro de casa. Aí ele falou de sua experiência pessoal com viciado em drogas que teve dentro de sua família. E disse que isso é muito dolorido e que através da ajuda do padre Haroldo Hann, do programa Amorexigente, que conseguiu dar uma direção à pessoa. “Eu acredito na recuperação de qualquer ser humano porque eu sei que isso existe e é possível. Mas pra isso é importante necessária a união de esforços que todos falarem a mesma língua“.

Hossri considera que o mais importante são as crianças receberem a informação sobre os malefícios. E para as crianças ele disse: “O que voces quiserem ser , seja o que for, voces vão conseguir e ser os melhores. Mas tem que falar não às drogas porque elas derrubam , não deixam voce chegar lá. Lute, enfrente a vida é isso. Dificuldade todo mundo tem. Enfrentem e voces sairão vencedores.

Após a fala dos ocupantes da mesa , os formandos do PROERD se reuniram para cantar o Hino do programa e receberam a presença de um mascote do PROERD . Ao final todos foram convidados a repartir um bolo

ab

q

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s