Politica

Além dos reajustes, PMC já entregou IPTU e dá 6% pra quem pagar até fevereiro

Além dos reajustes de ônibus e da água a Prefeitura de Campinas já distribuiu os carnês cobrando o IPTU. Foram lançados 492.638 carnês. A grande maioria, é claro, são dos imóveis residenciais (305.744); os “não residenciais” (mistos, verticais e horizontais) são 40.279. Além desses há, ainda, 85.188 terrenos e 61.427 vagas de garagem.    

Os proprietários de Campinas que optarem pelo pagamento da cota única do IPTU 2022 terão até 6% de desconto. O percentual é o dobro do aplicado em 2021. Os vencimentos do imposto serão agora 26 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria, serviços e respectivas vagas de garagem) e 11 de fevereiro para os residenciais e terrenos. 

Os galpões de logística ou industriais tiveram redução para menos de 2% do valor venal como aprovado pela Câmara em novembro para estimular aluguéis menores para as empresas e assim estimular mais empregos. Os outros seguem com 2,9% do valor venal.

Segundo a Secretaria de Finanças, o desconto deste ano não leva em conta a adimplência (pagamento em dia) em 2021, como acontecia anteriormente, já que os contribuintes ainda sentiram mais fortemente, no ano passado, os reflexos da pandemia. Todos os contribuintes terão, já lançados no carnê, 5% de desconto na cota única. O outro 1% refere-se ao IPTU Digital, limitado a R$ 100,00, e vale para quem fez a adesão em 2021.   

 “Ano passado, o Refis teve como grande objetivo possibilitar que os contribuintes inadimplentes ficassem em dia com a Prefeitura. A ampliação do desconto deste ano para todos visa incentivar que a adimplência permaneça”, explicou o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.    

O imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas, mas sem o desconto.   Os contribuintes também devem ficar atentos às datas de vencimento. Caso não receba o carnê a tempo, a opção é tirar a segunda via do boleto pela internet, no portal da Prefeitura, no endereço: https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente-.   

    

Revisão 

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 18 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s