Primeira página

Grande crescimento de casos e ocupação de leitos COVID alertam possível novo fechamento da Unicamp, PUCC e instituições

A Secretaria de Saúde informou que os atendimentos de pessoas com problemas respiratórios aumentaram aproximadamente 400% somente em janeiro. E que pelo menos 300 dos 6.075 funcionários da Secretaria estão afastados em razão de sintomas respiratórios. E por isso vem fazendo remanejamentos entre as unidades e disponibilizado horas extras para garantir o atendimento da população. Além de serem contratados 163 médicos de forma emergencial estão priorizando esses atendimentos. Também estão vacinando a população de rua e “vulneráveis” com a dose única da Jansen e os Hospitais Ouro Verde e Mário Gatti restringiram as visitas à pacientes. Dário Saadi também encaminhou nesta quarta-feira, 12/1 um ofício à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ao Ministério da Saúde pedindo aprovação de autotestes de covid-19 para comercialização em farmácias e drogarias. “O objetivo é fazer com que o País tenha mais uma estratégia de prevenção e controle da pandemia ao solicitar a revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36 de 26/08/2015 – que atualmente proíbe o uso de autotestes para detecção de doenças infecciosas passíveis de notificação compulsória.

O crescente número de casos, sendo 12 de ômicrom, e a crescente ocupação dos leitos COVID em Campinas – como em todo o país – está preocupando não só os meios políticos como empresariais de Campinas como em Barão. Segundo informou Andrea Vom Zubem estão internadas 23 crianças de 0 a 4 anos e 19 de 5 a 9 anos infectadas com COVID. Em Campinas a porcentagem de ocupação de leitos Covid subiu de 43% no início de novembro, para 83,53% neste 13/01. O secretário de Saúde Lair Zambon disse que estão avaliando se o início das aulas nas escolas municipais (previstas para o dia 7/2) podem ser suspensas.

Em Barão a maior preocupação é o possível não retorno das aulas presenciais ainda este ano, já que praticamente toda a economia do distrito é voltada para a presença dos milhares de estudantes da Unicamp, Puccamp e Facamp. A Unicamp decide na próxima semana se aulas voltarão a ser presenciais e qual estratégia será usada.

O Governo de São Paulo comprou mais 2 milhões de testes rápidos para distribuição aos centros de saúde do Estado e recomendou o reforço de medidas preventivas em grandes eventos, shows e atividades esportivas devem seguir medidas rígidas de controle sanitário para combater disseminação da COVID-19, e para que ações de proteção sejam redobradas, com adoção das medidas de proteção sanitária e apresentação de comprovante do esquema vacinal completo.

Apesar das recomendações, o governador João Doria disse que não haverá restrições de funcionamento para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços.

O Governo do Estado reforça recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo e deliberação dos médicos que compõe o Comitê Científico do Estado de SP, o Governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, para que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da COVID“, destacou Doria.

O Governo de SP reforça que eventos em geral devem disponibilizar álcool em geral e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).

Evolução da porcentagem de ocupação de leitos COVID em Campinas
NO PAÍS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s