Arte&Cultura

Dia e semana da mulher terá sinfônica, livro e debates no shopping e da prefeitura

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e o “Mês da Mulher” de 2022 alguns eventos foram marcados pelo Shopping, pela Prefeitura e pela Unicamp. O Shopping D. Pedro realiza pela 4ª vez o evento “EMPONDERA ELA” com palestras sobre empreendimento feminino nesta segunda e terça (7 e 8). O GGBS da Unicamp (Grupo Gestor de Benefícios Sociais) comemora o “Dia Internacional da Mulher” com um evento presencial e online, dia 8 de março, às 9 horas, a partir do auditório deles, na Reitoria

A Biblioteca Ernesto Zink marcou o lançamento do livro de poesias da professora Katia Marquese “As Mulheres de Hooper” (veja abaixo). A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Pessoal de Campinas fará uma programação especial para março e a primeira atividade será na próxima terça-feira, 8/3 com o podcast “Política de Gestão de Pessoas”, conduzido pela secretária e com participação da professora e pesquisadora Letícia Godinho. E por fim a Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas realiza dois concertos gratuitos: na sexta-feira, dia 11 de março, às 20h; e no sábado, dia 12 de março, às 19h, ambos no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.

Shopping D. Pedro segunda e terça 7 e 8/3 “Empondera ela”

Para estimular os projetos femininos na prática, o Parque D. Pedro Shopping promove uma série de palestras gratuitas sobre empreendedorismo feminino. As palestras são gratuitas e acontecem nesta segunda-feira (7) e terça-feira (8). Para participar é necessário se inscrever previamente pelo site do shopping. As vagas são limitadas.

A programação conta com palestras de Carolina Schaefer, Tabata Boccatto, Karine Rodrigues, Fernanda Dalben, André Lima e Catarina Squilante. A iniciativa faz parte da quarta edição do #EmpoderaEla, ação da Aliansce Sonae, administradora do Parque D. Pedro Shopping, que ocorre em todo o país em comemoração ao Dia da Mulher.

“São nomes que vão contribuir com o nosso objetivo de colaborar com a formação e o desenvolvimento de empreendedoras. Neste ano, o #EmpoderaEla convida o público a olhar para a liberdade financeira e o desenvolvimento profissional das mulheres”, explica Taís Tavares, gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping. Além das palestras, o shopping terá uma vitrine virtual, no hotsite da campanha, expondo o trabalho de algumas microempreendedoras da região de Campinas.

Área de Serviço Social do GGBS comemora “Dia Internacional da Mulher”

A Área de Serviço Social do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) comemora o “Dia Internacional da Mulher” com um evento presencial e online, dia 8 de março, às 9 horas, no auditório do GGBS. O encontro tem como público-alvo servidores da Unicamp. No evento, Raquel Tamassia Marques, advogada e especialista em direito processual pela PUC-SP, proferirá a palestra: “Sororidade: mulheres potencializando o empoderamento feminino”. Interessados (as) em participar podem se inscrever no endereço eletrônico. A transmissão ocorre no link. (https://player.ggte.unicamp.br/ggbs/) Para mais detalhes acesse o site ou escreva para o e-mail dpereira@unicamp.br.

Equidade de gênero no Serviço Publico – começa dia 8

Também no dia 8 e várias outras datas do mês a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas irá realizar um debate on line sobre “Política de Gestão de Pessoas”, conduzido pela secretária Eliane Jocelaine com participação da professora e pesquisadora Letícia Godinho. O encontro vai abordar a necessidade de construção de equidade de gênero no serviço público e debater os fatores que influenciam que as mulheres progridam menos na carreira, ocupem menos postos de comando nas organizações e recebam, em média, remuneração inferior. A transmissão será das 10h às 11h30, pelo Youtube, em https://youtu.be/fLKGvS4I8cg.

Durante o mês de março, também serão feitas enquetes para que as servidoras e servidores possam se manifestar sobre o tema da desigualdade de gênero no serviço público. que depois o #jornaldebarão ira divulgar

Podcast “Política de Gestão de Pessoas” Tema: Construindo Equidade de Gênero no Serviço Público Data: 8 de março

Horário: 10h às 11h30.

Link no Youtube: https://youtu.be/fLKGvS4I8cg

Biblioteca da Prefeitura : lançamento dia 8

Para marcar o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, a Biblioteca Pública Professor Ernesto Manoel Zink recebe o lançamento do livro e audiolivro “Mulheres de Hopper”, da autora Kátia Marchese. O evento será às 19h, com entrada franca.

A obra ganhou o Prêmio PROAC Poesia do Governo do Estado de São Paulo. O público-alvo é o feminino, a partir de 16 anos, e outros públicos em geral, interessados pela obra e assunto.

Serão distribuídos exemplares aos participantes. As atividades obedecerão aos protocolos sanitários como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, distanciamento social e limitação da quantidade de pessoas permitida no local.

Rodas de leitura

Além do lançamento do livro, durante o mês haverá três Rodas de Leitura com a autora. A primeira será no dia 11 de março às 13h30, na Casa de Cultura Itajaí, na Rua Benjamin Moloise, nº 669, Conjunto Habitacional Parque Itajaí. A próxima está agendada para o dia 17 de março às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina, na Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº, Vila Padre Anchieta.

Para o terceira encontro, Kátia voltará à Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, ao lado da Prefeitura. Será no dia 22 de março às 14h. Todas as Rodas de Leitura serão abertas aos interessados, com participação gratuita.

Sinfônica homenageia mulheres convidando maestrina e solista para concerto

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas realiza dois concertos gratuitos: na sexta-feira, dia 11 de março, às 20h; e no sábado, dia 12 de março, às 19h, ambos no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência e a entrada será por ordem de chegada. Não será exigida a carteira de vacinação. É obrigatório o uso de máscaras de proteção. Haverá Food Trucks na praça em frente ao Teatro, das 18h às 22h, para atender ao público que irá aos concertos.

As apresentações marcam o início da temporada 2022 da Sinfônica que, para estas duas apresentações, convidou a maestrina Claudia Feres, Regente Titular e Diretora Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, e como solista a pianista Juliana D’Agostini.

“É uma alegria promover esse concerto da nossa Orquestra para homenagear todas as mulheres. Nossa Sinfônica une tradição e vanguarda e, ao longo de sua trajetória, tem revelado ótimas instrumentistas em seu corpo musical e tem sido aberta às mudanças, aos novos ritmos, às manifestações e à diversidade cultural”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

(AB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s