Comércio e Negócios

Prefeitura vai discutir o papel da mulher no serviço público a partir desse dia 8/3 (evento on line)

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas está preparando uma programação especial para março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A proposta é refletir sobre o papel da mulher no serviço público municipal e também relacionado à questão da Raça/Cor.

A primeira atividade será na próxima terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o podcast “Política de Gestão de Pessoas”, conduzido pela secretária e com participação da professora e pesquisadora Letícia Godinho. O encontro vai abordar a necessidade de construção de equidade de gênero no serviço público.

“Vamos promover ações de reflexão e também levantamento, por meio de enquetes, de informações sobre a percepção dos servidores com relação às questões de equidade de gênero e raça/cor (interseccional). As informações vão subsidiar a construção do Plano de Equidade de Gênero e Raça/Cor no Serviço Público e a implementação de políticas de equidade”, disse a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira.

Este primeiro podcast vai trazer os fatores que influenciam que as mulheres progridam menos na carreira, ocupem menos postos de comando nas organizações e recebam, em média, remuneração inferior. A ideia é buscar respostas para estes questionamentos e também pensar em estratégias que podem ser adotadas para ajudar na reflexão e promoção da equidade de gênero na Prefeitura como uma tarefa de toda a organização.

A transmissão será nesta terça 8/3/22 das 10h às 11h30, pelo Youtube, em https://youtu.be/fLKGvS4I8cg.

Enquetes

Durante o mês de março, também serão feitas enquetes para que as servidoras e servidores possam se manifestar sobre o tema da desigualdade de gênero no serviço público.

As questões foram pensadas para que todos possam apresentar sua percepção sobre o tema no âmbito da administração municipal. As informações também vão contribuir para a construção do Plano Municipal de Equidade de Gênero e Raça/Cor.

“Queremos que servidoras e servidores reflitam e discutam sobre o tema, saibam o que é equidade de gênero e raça/cor, digam se consideram os temas importantes, se reconhecem que a falta de equidade de gênero e raça/cor são realidades no serviço público e como podem contribuir para superação de problemas estruturais como esses”, explicou Eliane Jocelaine.

Serviço:

Podcast “Política de Gestão de Pessoas”

Tema: Construindo Equidade de Gênero no Serviço Público

Data: 8 de março

Horário: 10h às 11h30.

Link no Youtube: https://youtu.be/fLKGvS4I8cg

Para participar, basta clicar no link de acesso ou copiar e colar na aba de acesso, que será direcionado a live. Em caso de dificuldades, contatar a EGDS (Escola de Governo), nos telefones (19) 2515-7130 e 2515-7131.

Convidada: Letícia Godinho, pesquisadora e professora da Fundação João Pinheiro, e membro do corpo docente do Programa de Mestrado em Administração Pública daquela instituição. Possui mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Estudos “Estado, Gênero e Diversidade” (EGEDI – FJP) e atua principalmente nas temáticas de gênero, raça, gestão e políticas públicas.

Condução: Eliane Jocelaine Pereira, secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s