Arte&Cultura

Sinfônica de Campinas abre temporada de 2022 com homenagem às mulheres

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza nesta sexta-feira, 11 de março, às 20h, e no sábado, 12, às 19h, dois concertos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As apresentações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada na bilheteria do Teatro Municipal “José de Castro Mendes” com duas horas de antecedência.

Nessa sexta, a retirada do ingresso será a partir das 18h, no sábado, a partir das 17h.Haverá Food Trucks na praça em frente ao teatro, das 18h às 22h, para atender o público que irá aos concertos. Não será exigida a carteira de vacinação. É obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Os concertos marcam o início da temporada 2022 da Sinfônica que, para estas duas apresentações, convidou a maestrina Claudia Feres, regente titular e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí. Também foi convidada, como solista, a pianista Juliana D’Agostini.

“É uma alegria promover esse concerto da nossa Orquestra para homenagear a todas as mulheres. Nossa Sinfônica une tradição e vanguarda e, ao longo de sua trajetória, tem revelado ótimas instrumentistas em seu corpo musical e tem sido aberta às mudanças, aos novos ritmos, às manifestações e à diversidade cultural”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

a maestrina Claudia Feres, regente titular e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí

ProgramaNo programa serão apresentadas as obras: “Homenagem a Kilkerry”, de Denise Garcia, “Concerto para Piano e Orquestra no.1”, de Félix Mendelssohn-Bartoldy e “Suíte Orquestral Callirhoë”, de Cécile Chaminade.“A obra Homenagem a Kilkerry, de Denise Garcia, foi escrita especialmente para a Orquestra Sinfônica de Campinas, inspirada no poeta baiano Pedro Kilkerry”, segundo a musicóloga Lenita Nogueira.O Concerto para piano No. 1 in G minor, Op.25, de Félix Mendelssohn-Bartoldy, foi escrito em 1830 e 1831 em Roma, durante uma viagem à Itália após ter conhecido a pianista Delphine von Schaurot em Munique. Este concerto foi dedicado a Delphine, a filha de uma baronesa.Cecile Chaminade (1857-1944) foi uma compositora francesa nascida em Paris. Apesar da oposição de seu pai a uma educação musical formal, Chaminade estudou intensamente e teve uma brilhante carreira como pianista e compositora, famosa tanto na Europa quanto na América. Era mais conhecida por suas peças de piano e canções, embora suas obras orquestrais sempre tenham sido muito apreciadas.A Suíte Callirhoë, para orquestra, estreada em Marselha no ano de 1888, é baseado na Antiguidade Clássica.

Cláudia Feres – regenteNascida em São Paulo, Cláudia Feres formou-se em composição e regência pela Unicamp. Após um período em Cincinnati e Chicago, obteve o título de mestre em música pela Northwestern University (Chicago) sob a orientação do maestro Victor Yampolsky. Estudou com Eleazar de Carvalho, Fábio Mechetti, Henrique Gregori, Teri Murai, Ronald Zollman, Gustav Meier, Robert Gutter e Jorma Panula.Desde 1997 é diretora artística da Escola de Música de Jundiaí, onde coordena a Orquestra de Câmara de Repertório. De 2011 a 2014 foi regente titular da Orquestra Juvenil de Heliópolis – Instituto Baccarelli. Em 2011 foi nomeada regente titular e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, hoje em sua 9ª Temporada.

Juliana D’Agostini – solistaPianista, cantora e compositora brasileira. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, influenciada pela família. Juliana é graduada em piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob a tutela de Eduardo Monteiro. Fez aperfeiçoamento nos Estados Unidos sob a orientação de Caio Pagano, no Arizona, de Wha Kyung Byun, em Boston, e de Max Barros, em Nova York; e na França: Conservatoire de Strasbourg e Académies Internationales d’Été du Grand Nancy.Além de pianista, Juliana é criadora e apresentadora do programa “O Piano Mágico da Ju”, atualmente na TV Cultura, e tem um projeto POP em que é produzida por Jerry Wonda.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Abertura da Temporada 2022Dias e horários: 11 de março (sexta-feira) às 20h e, dia 12 de março (sábado), às 19h.Local: Teatro José de Castro MendesIngresso: gratuitoOs ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência. Na sexta-feira, a retirada do ingresso será a partir das 18h; e no sábado, a partir das 17h. A retirada dos ingressos é por ordem de chegada.Haverá Food Trucks na praça em frente ao Teatro, das 18h às 22h, para atender o público que irá aos concertos.

Claudia maestrando a Sinfonica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s