Politica

Reforma do Terminal deve terminar essa semana com várias melhorias, diz EMDEC

A EMDEC informou que as obras no Terminal de Barão (que teve o nome dado ao popular “seu Faria” há vários anos porém sem qualquer divulgação pela Prefeitura – seu Lázaro de Campos Faria VEJA ABAIXO) devem terminar até o final de semana (23/4/22) conforme contrato com a empresa Maroc Engenharia que executa a obra.

As obras começaram no dia 11 para reformar as salas administrativas, os banheiros (agora femininos também), caixa d´água maior, refeitórios, as cabines de venda de créditos e também o bicicletário externo.

Área administrativa maior e cabines com novas tecnologias e banheiros femininos.

Segundo a EMDEC os novos escritórios da área administrativa e fiscalização e as novas Cabines de venda de créditos e cartões estão sendo construídas para que recebam melhor cabeamento e novas tecnologias para acelerar a comunicação com os terminais da SETRANSP e a EMDEC para agilizar melhor atendimento aos funcionários e usuários do Terminal.

Também os sanitários usados pelos passageiros estão sendo reformados, com a troca de pisos, divisórias e revestimentos, inclusive com novo sanitário inclusivo que será mais acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Já para os funcionários do espaço (incluindo os agentes , fiscais e motoristas), estão sendo construídos sanitários e vestiários femininos e masculinos, que antes não existiam no local. Além do refeitório que está sendo revitalizado. 

Bicicletário fechado

Para que as obras pudessem ser realizadas o bicicletário teve de ser fechado pois era necessário fazer reformas para a passagem de rede elétrica e hidráulica e a instalação de manta térmica e placa de drywall, que compõem a reforma da cabine de controle. O bicicletário que será melhorado deverá ser entregue próximo domingo ou segunda após ser re-pintado.

Terminal já teve outras melhorias entregues 

Em 2021, o Terminal Barão Geraldo recebeu outras melhorias, incluindo o reforço da sinalização viária e comunicação visual, instalação de novo bicicletário e ações de acessibilidade e manutenção predial. A reforma incluiu pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros e instalação de mais de 30 lixeiras.

A iluminação do terminal foi revitalizada, com a instalação de lâmpadas LED, mais econômicas e sustentáveis. Foram ampliadas as áreas gramadas no espaço interno e rampas de acessibilidade foram refeitas. 

Já em fevereiro de 2022, o espaço recebeu novos modelos de bancos em madeira, com encosto, em substituição aos bancos de concreto sem encosto, para um maior conforto dos usuários. 

As mudanças integraram projeto de revitalização e zeladoria dos terminais urbanos realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp).   

QUEM FOI “SEU FARIA” ?

O senhor Lázaro de Campos Faria foi um dos maiores líderes históricos de Barão Geraldo que lutou e conseguiu diversas melhorias em Barão. Nascido em Paulínia , trabalhava na SOrocabana em Campinas onde se casou . Mudou-se para Barão quando a Sorocabana anunciou o fim do ramal Funilense em 1962, sempre morando numa das casas da companhia ao lado do histórcio predio da estação de Barão, fundado em 1926. Seu Faria como era conhecido conseguiu diversas melhorias como linhas de ônibus e escolas coo a José Pedro de Oliveira que ajudou muito na construção. Também trabalhou na Escola Geraldo de Rezende. Foi carteiro oficial de Barão entre o final dos anos 1960 e inicio dos anos 1970 (seguindo a tradição dos antigos chefes de estação). Porém ele ficou mais famoso por ser atleta de maratonas e corridas de fundo Senior (3ª idade) chegando a correr em New York e várias cidades fora do pais ,m e trouxe várias medalhas para o pais.

Seu Faria sempre foi defensor e lutador da transformação de Barão em municipio, durante muitos anos foi seu principal lider enviando vários abaixo assinados aos deputados . Foi candidato a vereador e deputado pelo PTB. Vários moradores pediram por abaixo assinado que seu nome fosse colocado na praça de esportes ao lado da subprefeitura , no lugar de Orestes Quércia. mas foram ignorados pela Prefeitura.(como quase sempre) .

AB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s