Ambientalismo

Moradores reclamam que a praça do Terra Nova continua abandonada

Os moradores dos bairros Terra Nova, Vitória Ropole e Parque CEASA continuam reclamando do “abandono” da praça que fica entre as ruas Pedro Walter Vanucci, Nair Pimenta da Silva e Francisco Sanches Filho na parte baixa da região da Mata Santa Genebra, próximo ao CEASA. A praça, com excesso de mato e nenhuma iluminação, pode segundo eles ser vetor de insetos, bichos e doenças – como a dengue que vem crescendo em Campinas – além de poder ser esconderijo de criminosos. E fica a poucos metros da praça inaugurada no final do ano passado por Dário, com discurso e toda pompa e circunstância.

As reclamações são bastante antigas e pouco ou nada foi feito de cuidado com a praça, e os moradores culpam a subprefeitura que informa que se trata de atribuição do DPJ (Dpto. de Parques e Jardins) e dizem que a poda do mato e limpeza já está na programação do DPJ. (abaixo divulgamos um vídeo feito pela moradora Taty Nicole em 2020 quando encontrou 3 cobras não venenosas em sua casa E que já postamos com promessas do DPJ de poda do matagal.) Na época, o DPJ respondeu que “estavam previstas” podas para os próximos dias em todas as praças de Barão (em janeiro de 2021, início do governo Dário – que, como sabemos, ficou aguardando o fim da licitação de contratação de uma empresa para isso e que só aconteceu em Abril de 2021. Após esse período, o DPJ revitalizou a outra praça do Vitória Ropole poucos metros acima e foi inaugurada pelo prefeito em setembro.

O morador Luis Carlos Rodrigues, que mora em frente à praça, diz que ja reclama desde 2015 e que até agora nada mudou. Ele diz que em várias praças de Barão Geraldo a grama esta sempre aparada em locais de grande visibilidade (“que passam carros”) e algumas recebem academias ao ar livre (que ele elogia), enquanto a praça de seu bairro só tem mato.

“Minha família e meus vizinhos – e todo o bairro – só gostaria que fossem cumpridas as obrigações do poder público. Todo ano é preciso recorrer a algum vereador para que sejam tomadas providências. Seria pedir muito a responsabilização dos responsáveis pela manutenção deste espaço?”

Vários outros moradores reclamam da falta de iluminação na praça e nas ruas dos bairros como Paulo Masssaioli e Maria Inês Camilo. Inês diz que a iluminação tá péssima, que já reclamou várias vezes de luz queimada para a CPFL e diz que eles trocam lâmpadas e aí queima de novo. “Deve ser as fiação, mais eles só trocam a lâmpada” – disse ela. A moradora Terezinha Manzato diz que não é so a praça mas todo o bairro: “nosso bairro está abandonado, buracos na rua, mato, lâmpadas na rua queimada.

Solicitamos uma resposta do DPJ e até o momento não recebemos respostas. A vereadora Débora Palermo solicitou a poda e limpeza desta e outras praças ao redor e pediu urgência com os argumentos dos moradores.

(AB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s