Ambientalismo

Moradores do Terras reclamam de abandono do Casarão e da praça do bairro

Alguns moradores do Residencial Terras de Barão estão reclamando que o Centro Cultural Casarão está abandonado com muito mato e entulho de galhos deixados nos jardins frontais e que a meses não é feito nenhum trabalho de manutenção e jardinagem. A moradora Letícia Cruz Silva diz que há meses o lugar não é “limpo” está cheio de lixo e que há proliferação de ratos e escorpiões pelo bairro. Ela disse que se houvesse o fechamento do bairro com a implantação do “CIS – Cinturão de Segurança” como os moradores queriam, certamente haveria cuidado com o local . Porém isso foi impedido pelo próprio “pessoal do Casarão”.

Os moradores Virgílio Rodrigues Jr. e Alfredo Bovo reclamam do descaso da prefeitura com o Casarão Cultural de Barão Geraldo. “O lugar está sujo, cheio de mato e galhos jogados, as árvores sem nenhum tipo de poda. Os vizinhos estão encontrando escorpiões dentro de casa devido a sujeira da região. Já acionamos por diversas vezes a prefeitura, mas não tivemos nenhum retorno!” – disse Alfredo Bovo que mora no entorno do Casarão e diz ja ter encontrado escorpião em sua casa .

Nádia Morettin conta que há 10 meses se mudeu para a esquina do Casarão e que há 10 meses foi a última manutenção do local. “Coincidência ou não, quando houve a discussão sobre a CIS e matéria da imprensa”. E que durante esses meses ela observou que podam alguns galhos das árvores e acumulam nos pés delas os dejetos. E que não recolhem as folhas, não cortam as gramas, e não existe jardinagem responsável “E se quero que minha filha e amiguinhos brinquem em frente da minha casa, tenho que varrer a minha parte e a do Casarão”. Segundo Nádia ela recolhe aproximadamente 7 baldes de 10 litros de folhas e sementes todos os meses e principalmente outono e primavera. “Espero que após esta vergonha, comecem cuidar melhor do espaço ao invés de ficarem montados na desculpa de que por causa da pandemia o local está ABANDONADO” – disse Nádia.

a moradora Roseli Ribeiro diz que já pediu muitas vezes para a Subprefeitura de Barão Geraldo sem resposta “Mas eles não nós dá atenção alguma. Estamos sem saída”.

ABANDONO TAMBÉM DE UMA DAS PRAÇAS DO BAIRRO

Ja o morador Denilson Souza reclama também do abandono da praça Renato Studart Lopes no bairro que conforme ele mostra em fotos está com mato alto, muitos entulho orgânico (muitos galhos, grandes folhas e árvores caídas e muita sujeira. “Esta lamentável condição vai ter com certeza uma consequência no aumento de insetos (mosquito da dengue) e também aumento proliferação de ratos e animais peçonhentos”. – disse SOuza Segundo ele também fez uma reclamação do local ao DPJ pelo 156

NEM SUBPREFEITURA NEM DPJ RESPONDEM!

Já solicitamos respostas à subprefeitura de Barão e ao principal responsável que é o DPJ Departamento de Parques e Jardins E até o momento ninguém nos enviou respostas.

Somente Neusinha Aguiar – que é uma das pessoas do Coletivo que administra o Casarão – respondeu pontualmente as reclamações.

Segundo ela o Casarão não está abandonado e que a coordenação tem solicitado podas e verificação de todas as árvores e dedetização. E pede a todos os moradores que também ajudem ligando no 156 e solicitando a recolha dos entulhos orgânicos.

Neusinha informou que algumas pessoas como ela estão fazendo plantações agroflorestais – como feijão de fava e outros e usando adubação verde. Porém sobre alguns restos de lixo ela disse que foram deixados por “trabalhadores” ou “humanos que não tem cuidado com o entorno” são recolhidos pelos responsáveis pelo Casarão, o que vai além de suas funções. “Não é vergonha nenhuma, somos todos responsáveis pelos equipamentos públicos.”

Então continuamos aguardando respostas do DPJ…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s