Arte&Cultura

9º E.N.E.I. leva 2000 indígenas à Unicamp

De terça à domingo 26 a 31/7 estudantes indígenas de todo o país estão reunidos na Unicamp para o 9º Encontro Nacional de Estudantes Indígenas com vários objetivos acadêmicos e políticos. o encontro tem o nome e tema de “Ancestralidade e Contemporaneidade: Tecendo histórias a partir das epistemologias, cosmologias, ontologias e vivências dos povos indígenas“. que tem uma vasta programação de apresentação de trabalhos universitários, discussões politicas (como a luta contra o Marco Temporal que defende que só grupos indígenas reconhecidos até 1988 possam solicitar reconhecimento e demarcação de territórios indígenas) e também apresentações culturais às noites. E debate temas como educação indígena, Saúde, mulheres indígenas, arte, moda, musica, a questão da terra indígena entre outros.

Segundo uma das coordenadoras, a estudante indígena Marcela Torres Pankararu, estão inscritos cerca de 2000 estudantes indígenas de todo país, vários realizando Mestrado e Doutorado em várias universidades. Embora ela não tenha um levantamento preciso por etnia, os indígenas são das etnias Baniwa, Baré, Tikuna, Pankararu, Pankará, Munduruku, Desano, Xavante, Guarani e Guarani Kayowa, Pataxó, Pataxó Hahahãe, Tupinambá, Fulni-ô, Kiriri e Kariri Xocó, Xukuru, entre outros. “O encontro foi feito para mostrar o protagonismo dos estudantes e lideranças indígenas, jovens, mulheres e crianças (porque o Encontro também tem uma ala só de crianças indígenas), e é uma aula aberta de antropologia no olhar indígena e também para aldear o espaço da universidade.”

Marcela Pankararu disse que a programação está muito rica e diversa e discutindo até o tema “Moda indígena”: “A gente está construindo esse tema Moda a partir do olhar e do protagonismo dos estilistas indígenas justamente para mostrar a riqueza da participação indígena também numa área que sempre foi dominada por estilistas de classe alta ou europeus” – disse Marcela.

Participam o escritor e filósofo Daniel Munduruku, também candidato a deputado, e mais 4 candidatas indígenas a deputadas, Davi Verá, Marcia Mura, Edson Kayapó e a cantora Djuena Tikuna entre outras personalidades. PARA QUEM QUER ACOMPANHAR A PROGRAMAÇÃO está no link

https://www.enei-evento.com.br/programa

A organização do 9º ENEI é da Associação dos estudantes indígenas da Unicamp tem o apoio da Unicamp, CAPES, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Geociências da USP, ADUSP, Adunicamp, FCM UNicamp, Rede Indigena da USF São Carlos, UNIFESSPA, Instituto Alok, Centro de Culturas Indígenas da UFscar, ANDES, Dra Sol soluções em energia entre outras empresas.

ALDEANDO TAMBÉM MOGI MIRIM

Marcela também informou que muitas famílias indígenas Pankararu estão se mudando para o Sudeste, especialmente em Mogi Mirim, onde ela vive com sua família organizando uma “Aldeia Multicultural” a partir da Associação Pankararu do bairro Real Parque da Zona Sul de São Paulo. Ela lembra que no Sudeste e São Paulo já ha milhares de indígenas tanto locais como migrados e que vem reconstruindo e fortalecendo a integração politica e cultural. “As pessoas se esquecem que não é só no Amazonia que existem índios mas em todas as regiões do País. E o encontro mostra a grande diversidade dos povos indígenas do pais

(AB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s