Bairros

Prefeitura e jogadores famosos inauguram a “Arena Cilinho” na praça do Bosque das Palmeiras (veja fotos)

Juntamente com vários jogadores famosos alguns que chegaram à seleção brasileira – Careca, Silas, Muller, o “capitão Oscar” e vários outros como Renato, Parraga, Polozzi, André Cruz etc – o prefeito Dário Saadi e parte de sua equipe inauguraram a Arena Cilinho no último sábado, dia 6/8, na praça “Amilton Mota”, do Bosque das Palmeiras, que foi revitalizada com brinquedos infantis, pista de caminhada e academia de ginástica. Também participaram vários vereadores e moradores do Bosque e de Barão. E após a solenidade a “Arena Cilinho” foi inaugurada com um jogo entre equipes veteranos e amigos do CABG – Clube Atlético Barão Geraldo e a equipe do Galáticos F.C. que terminou com um empate em 2 a 2.

A Arena Cilinho ocupa 21.000m² da praça e tem quadra de volei e futvolei, quadra de futebol society, área de parquinho infantil (playground) com vários brinquedos, área de academia ao ar livre e dança e conforme a Secretaria de Comunicação custou R$ 700.000,00 e atenderá os cerca de 5000 moradores do Bosque das Palmeiras.

Na inauguração falaram Edson Pontes (o presidente da BOPALBG, Associação do Bosque das Palmeiras), o Secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella, o presidente da COHAB Luis Yabiku (que fez o pedido da Arena quando era vereador, ainda na gestão de Jonas) os vereadores Paulo Haddad, Luis Rossini e Zé Carlos e por fim o prefeito Dário

FALAS E HOMENAGENS

O presidente da Associação do Bosque das Palmeiras Edson Pontes as origens de Cilinho, sobre o time dos “Menudos” e também sobre as origens da praça a partir das “latrinas” deixadas pela construção do gasoduto. Ele conta que a partir de 1999 começaram a limpar, conseguir grama e arrumar o futuro campo e a futura praça do bairro até a criação do projeto AUBA (Amigos Unidos de Barão que se reúne todas as quartas no campo para aulas de futebol e recreação para crianças). Até que , durante a gestão de Jonas, Luiz Yabiku o procurou para realizar o projeto da “Arena Cilinho” e, após conversas com Dário e Paulella, quando ainda eram secretários, “a coisa cresceu e se desenvolveu e hoje nós só temos que agradecer.” Especifica agradeceu aos engenheiros Valtinho e Marquinho

Essa inauguração é uma coisa que queremos engrandecer no nome de Deus e de Jesus. Curtam, sintam o espaço que nós ganhamos, mas acima de tudo, preservem! Não venham para essa praça para deixa lixo. Vamos harmonizar, para que , talvez no ano que vem ….. (como) estamos usando só 2 terços da praça – a gente possa utilizar todo o espaço. Entao vamos mostrar nossa humildade com esse espaço que estamos ganhando“. – finalizou Edson falando aos moradores.

Os jogadores também falaram. O jogador Silas disse que queria que Cilinho estivesse presente, lembrou outros jogadores e disse que “nós nos sentimos todos filhos dele. Eu particularmente porque ele que me lançou ao futebol profissional pelo Juventus em São Paulo e me ajudou fora do campo também” Silas considera que o que os técnicos sabem hoje, Cilinho já sabia naquela época.

Também o jogador Careca – que foi campeão brasileiro com Cilinho – disse que o treinador era “diferenciado”, o melhor treinador que ele teve. Que permitia tomar uma cerveja no pós jogo, mas respeitando a disciplina de dormir cedo pra chegar cedo “se eu chegasse 1 minuto atrasado ele não deixava eu treinar com ele” “Pra gente ser diferente tem que ser assim: Ter uma disciplina e ser do bem“; “E tenho certeza que espiritualmente ele está presente, uma energia muito boa“. Careca lembrou também que, para fazer uma obra dessa é um esforço muito grande e por isso exortou os moradores a cuidar do espaço para mantê-lo maravilhoso. “…E temos que cuidar disso tudo para que tenha uma vida longa Senão amanha, em uma semana, aparece tudo destruído“.

Também o secretário de Serviços Publicos Ernesto Paulella disse que essa praça com a Arena Cilinho foi uma promessa de campanha de Dário ainda candidato a Prefeito com a ajuda de Luiz Yabiku. Paulella disse que foram plantadas mais de 100 árvores e palmeiras nativas e entregou uma praça completa e que Dário não mediu esforço financeiro para fazê-la. E agradeceu seus comandados da secretaria e que o sucesso da praça depende dos moradores cuidarem dela.

UM HISTÓRICO DE CILINHO

Cilinha inicialmente agradeceu ao então vereador Luis Yabiku que foi quem fez a solicitação da Arena Cilinho em 26/11/2020. Agradeceu também a vários políticos, pessoas, moradores e comerciantes e à imprensa.

Sobre o pai, Cilinha disse que Otacílio Oliveira Pires de Camargo – conhecido por “Cilinho”, desde pequeno vivia nos campinhos e viveu diariamente o futebol e por isso sua homenagem só poderia ser num campo de futebol.

Além dos inícios na adolescência e como jogador no Mogiana e no Guarani e depois como técnico de juniores, lembrou que Cilinho se profissionalizou em 1966 como técnico da Ferroviária de Araraquara e depois foi trabalhar em times maiores como Portuguesa, Comercial, XV de Jaú, Sport Recife, Santos, São Paulo, Guarani, Corinthians, Bragantino, América-SP e Rio Branco “Com seus métodos e estilo de jogo arrojados e usando da psicologia, foi além e criou métodos e estratégias visionárias e com isso foi várias vezes campeão. Além de ter revelado vários jogadores“. “Fez uma carreira brilhante que além dos títulos lhe rendeu respeito e admiração , foi um ícone no futebol brasileiro e citado até hoje em entrevistas e comentários, jamais será esquecido“.

O atual presidente da COHAB e ex vereador Luis Yabiku ressaltou a coordenação do engenheiro Walter Cominatto e sua lealdade ao secretário Paulella na execução das obras, parabenizou a todos e diz “torcer para que esse espaço seja bem utilizado e bem mantido pelos moradores possa manter, e especialmente às crianças, possam aprender pelo exemplo de Cilinho e seus jogadores presentes“.

Tambem falaram os vereadores Paulo Haddad, Luis Rossini e Zé Carlos: Haddad disse que a Arena materializa a imortalidade de Cilinho e exortou aos moradores para cuidarem da praça “como se fosse o filho de vocês“, Rossini ressaltou que só a presença espontânea de tantos craques e ídolos do futebol brasileiro ali já demonstrava a importância de Cilinho, também relembrou detalhes da carreira do técnico e comparou e ressaltou o projeto AUBA de Edson Pontes para incentivar o esporte para crianças e por formar futuros cidadãos. E também que a nova praça vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. Já o vereador Zé Carlos parabenizou Luis Yabiku e homenageou os jogadores dizendo que “nosso futebol hoje está morrendo pela falta de técnicos competentes e de jogadores do quilate de vocês” Também ele apelou à população do Bosque para cuidar do espaço e trazer seus filhos “e não deixar que aquelas pessoas indesejáveis destruam a praça“.

Por fim, Dário agradeceu a todos, e sobretudo aos ex jogadores presentes, ressaltou que o espaço traz qualidade de vida aos moradores e faz uma “justa homenagem” à história de Cilinho e convidou a todos para descerrar a placa de inauguração juntos.

(AB)

ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s