Ambientalismo

Mata adia caminhada noturna devido ao mau tempo

A caminhada noturna “Procurando o Corpo Seco” que seria realizada hoje , 19/8 foi adiada pela Fundação José Pedro de Oliveira. Os organizadores julgaram mais seguro cancelar o passeio desta sexta porque estão ocorrendo fortes rajadas de vento na região de Campinas, trazendo risco de queda de árvores e galhos. Segundo a Defesa Civil, a velocidade do vento ultrapassou os 40km/h às 12h de hoje, em medição feita no Aeroporto de Viracopos.

A organização informou os 50 participantes inscritos para o evento de hoje que a atividade foi transferida para a próxima sexta-feira, 26 de agosto.

Procurando o Corpo Seco e a relação com a Natureza

O passeio noturno pela Mata, apelidado de “caminhada assustadora” por quem já participou, é gratuita e tem um roteiro de aproximadamente 5 km de trilha. Técnicos e biólogos acompanharão os participantes e ficarão encarregados tanto de apontar aspectos da vida da Mata à noite quanto de narrar histórias sobrenaturais.

O evento é uma realização da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata, em parceria com o grupo criativo de Campinas “O que te Assombra?”. A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas apoia a ação.

A lenda do “Corpo Seco” existe em todo o Brasil e se refere uma espécie de “morto vivo”. Em Barão Geraldo a versão tradicional – conforme a versão contada por seu Antonio Moda e Nicolau Pacci – contava-se que, às vezes , na madrugada de Barão quando ainda não havia luz, aparecia um homem a cavalo, usando chapéu, sobretudo preto e espingarda e que subia a Estrada do Xadrez em direção à Mata (na época apenas um bairro de sítios arrendados).

O detalhe era que o homem era absurdamente magro e não tinha olhos. Por causa disso, os baronenses diziam que era o “Corpo Seco” de José Pedro de Oliveira, o terceiro proprietário da Fazenda Santa Genebra que tinha o costume de ir caçar em sua Mata porque dizia que o ar nela era mais puro e lhe fazia sentir melhor.

Porém José Pedro faleceu em 1933 de tuberculose.

No passeio o grupo “O que te assombra? ” conta uma versão diferente desta, que foi levantada pela Mata. Além da versão campineira do Boi Falô é claro , e outras lendas sobrenaturais brasileiras como a do Anhangá, Lobisomem , etc.

(AB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s