Bairros

VILLAGE vence final e é o 30º campeão da Copa Barão.

O Village Futebol Clube é o campeão da Copa Barão pela terceira vez. A conquista foi no domingo passado 21/8 ao vencer o jogo decisivo da 30ª Copa contra a equipe Edel Loyal (também do bairro Village) por 2 a 1, na “Arena Barão” (como é conhecida a praça de esportes Orestes Quércia) que fica ao lado do Terminal. Sob a presença de mais de 500 pessoas nas arquibancadas e ao redor do campo, incluindo as torcidas organizadas dos dois times.

A final foi marcada pela solenidade de encerramento da 30a Copa Barão de Futebol Amador sonorizada e comandada pelo locutor, cantor e ex subprefeito Donizeti Gomes, da DBSom. Donizeti abriu a solenidade em clima de festa apresentando autoridades e personalidades presentes, o presidente Edinho e a diretoria da ADBG (Associação Desportiva Barão Geraldo) e a equipe de arbitragem da Euro América. Participaram da partida o Diretor Municipal de Esportes José Ribeiro, da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), o vereador Paulo Haddad, os ex-vereadores Valdir Terrazan e Thiago Ferrari, e também de Eduardo Moraes (também da SMEL) e do empresário e decano do futebol baronense Antônio Moda.

Após a apresentação, os times foram chamados para celebrar o hasteamento da Bandeira Nacional juntamente com a execução do Hino Nacional. A Bandeira foi hasteada por seu Antônio Moda e sua filha Silvia que também já foi diretora da ADBG. As equipes foram perfiladas em Campo em frente à bandeira e à organização , cumprimentadas e registradas.

Após essa apresentação foi dado início à partida.

Os times entraram em campo mais na defesa, se respeitando bastante e se revezavam com jogadas que tentavam chegar ao ataque ou ao gol adversário. E após um dos ataques do Edel Loyal a defesa do Village recuperava a bola e mandava diretamente para jogadores de ataque, em contra ataque, para chegar rápido na pequena área do Edel (Geralmente pela ponta esquerda). E logo aos 6 minutos Village consegue um escanteio e, na cobrança, a bola é rebatida entre vários e John Lennon chuta de primeira para o gol e faz Village 1a 0. (assim John igualou Edvander na artilharia com 9 gols).

Gol de John Lennon aos 6 minutos : Village 1 a 0

O jogo prosseguiu nesse mesmo esquema: Edel Loyal continuava atacando mais e chegava cada vez mais vezes perto da área do Village – e ao recuperar a bola, buscavam lançar diretamente para o ataque. Mas na maioria das vezes a defesa do Edel Loyal também recuperava a bola e armavam novo ataque.

Várias vezes o Edel chegou à área do Village porém não conseguiam finalizar. Na maioria delas, algum defensor do Village tirava para escanteio e após a cobrança não conseguiram marcar.

E no esquema tático do Village, alguém recuperava a bola na defesa e lançava para um ponta lançar alguém na área ou próxima a ela. E assim, aos 21 minutos Edvander chuta e marca 2 a 0 Village. (com esse gol Edvander chega aos 10, que lhe garantiu o título de artilheiro da Copa).

Após o gol, o esquema tático de ambos os times continuou igual até que, aos 32 Caio do Edel, que estava no campo de defesa, lança para Daniel que estava sozinho na ponta esquerda. Daniel correu com a bola sozinho até a área do Village, o goleiro Fabiano chegou a interceptar a bola que sobrou, Daniel recuperou, driblou e, quase de costas para o gol, chutou quase no ângulo oposto do gol fazendo um golaço. Edel reduz a vantagem no placar. 2 a 1. e assim terminou o 1º tempo.

No 2º tempo, havia a possibilidade do Edel Loyal empatar e levar o jogo para a disputa de pênaltis. Por isso, ambos os times mudaram um pouco o esquema tático colocando novos jogadores. O Village fortaleceu mais a defesa (deixando apenas Edvander, Diego e John, que foi trocado, no contra-ataque) e o Edel Loyal fortaleceu mais o ataque fazendo trocas. Porém a grande maioria das tentativas de chegar à área era interceptada ou atropelada por alguém da defesa do Village , que por sua vez tentava lançar para o ataque. E assim, a maior parte das disputas ficou mesmo no meio de campo. E nessa disputa ocorreram várias faltas, algumas que renderam cartão e demora na cobrança. Tanto Edel como Village chegavam mais à área adversária através de cobrança de escanteios. Porém ambos não conseguiram fazer gols. Ao final o juiz Mateus deu mais 4 minutos que nada mudou. E assim o Village venceu e sagrou-se campeão.

Para o Presidente do Village, José Fernandes, “Batata”, a vitória na Copa é a coroação de um grande esforço para resolver os problemas e se adaptar à Copa e também o alto custo necessário à participação. Ele relembrou que essa é a terceira vez que o seu time é campeão da Copa desde que começou a participar nos anos 1980. A primeira vez em 1998, outra em 2002 e outras vezes que ficaram como Vice. “Agora é comemorar !

O treinador do Village Wesley , o “Teteco” disse que conquistar o título da Copa Barão é um privilégio para o time por ser considerado um dos melhores campeonatos da região de Campinas por ter estrutura, segurança, regras, condições de campo e que por isso dificilmente o time deixa de disputar a copa para ir disputar outros campeonatos que não tenha isso ou que tenha brigas . Porque nós temos um grupo que é de famílias, mulheres e crianças. “Preferimos por todas essas condições, pela qualidade do campo e por ser mais perto de casa também”

“A gente ta grato também pelo Batata um cara guerreiro que ama o esporte que ja foi campeão e com seus 74 anos se dispõe e nunca deixa a peteca cair. Então a vitória foi pra ele mesmo”

Para o presidente do Edel Loyal, Damião Feitosa, o “Careca”, chegar na final no primeiro ano do time foi muito gratificante. “conseguimos montar um bom time, conseguimos criar uma boa torcida, com parte da família. Então foi uma oportunidade maravilhosa. “Todo time ou equipe quer chegar na final. E nós chegamos na final, Chegamos bem, chegamos forte, fizemos um excelente jogo“. Careca diz que na opinião dele o Edel Loyal começou mal o jogo mas no decorrer da partida foi bem melhor que o Village, embora não tenha conseguido finalizar mais. “O jogo foi maravilhoso mas nem sempre o melhor vence“. Careca também prometeu que no próximo ano O Edel Loyal “com certeza vai vir mais forte“.

(AB)

PREMIAÇÃO: Village recebe 4 dos 6 troféus

Logo após a partida houve a premiação; para Artilheiro, para o goleiro menos vazado (que recebeu menos gols), Equipe Fair Play (time com menos cartões ou mais disciplinado), e para os 3º, 2º e 1º colocados.

Fabiano , do Village recebe de Thiago Ferrari o troféu de “Goleiro Menos vazado”
O presidente da ADBG Edinho recebe o troféu de Fair Play para o time Vila Real , considerado o mais disciplinado que não enviou nenhum represerntante.

Luis Arcênio recebe de Valdir Terrazan o troféu de 3º colocado para o Juventus

Luis Arcênio recebe o troféu de 3º colocado para o Juventus
o goleiro do Edel Loyal, Rafael Mendes, recebe o troféu de Vice Campeão
de Antonio Carlos Pimenta, da ADBG
Edvander recebe o troféu de Artilheiro da 30ª Copa do historiador Warney Smith

Edvander recebe o troféu de craque da partida do vereador Paulo Haddad
o capitão do Village, Fábio Rezende, recebe o troféu de campeão das mãos do Diretor de Esportes de Campinas, José Ribeiro e do presidente da ADBG Edinho Henrique de Faria
O também árbitro Tiganá condecora a equipe de arbitragem da Euro América

John Lennon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s