Bairros

CADASTRE-SE NO “POSTINHO”: Número baixo impede UPA, novos postos e investimentos e causa filas

O Centro de Saúde de Barão Geraldo está solicitando que todos os moradores se cadastrem ou atualizem seus cadastros no famoso “postinho” porque eles só tem apenas 14.000 moradores cadastrados – bem abaixo da população estimada pelo IBGE de 60.000 moradores, o que, segundo o Coordenador Luis Carlos, acaba reduzindo os recursos para o Centro de Saúde Local (que aliás está atualmente em reforma, e por isso está atendendo principalmente na Subprefeitura, ao lado do Campo do Terminal).

Além disso segundo Luis Carlos o pré cadastramento e importante para evitar filas e aglomerações no Centro ja que “a grande maioria que procura por atendimento ou não tem cadastro ou está precisando atualizar. Porque para o uso do sistema eletrônico (E-SUS) até mesmo quem já é atendido no “Postinho” precisa atualizar o cadastro.

A orientação para o cadastramento de novos moradores usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e também o recadastramento ou atualização de moradores usuários é do próprio Ministério da Saúde para atualização do cadastro nacional E-SUS e com base nisso, o redimensionamento dos custos e orçamentos destinados à Saúde que atenda a todos os potenciais usuários no país. É o E-SUS que que permite o atendimento em qualquer serviço de Saúde à nível nacional aos que estejam registrados no chamado P.E.C. (Prontuário Eletrônico do Cidadão). Segundo o o Coordenador do Postinho esse cadastramento é importante para que o Ministério tenha uma real dimensão do número de moradores de cada cidade que precisarão de atendimento ou poderão precisar , possibilitando assim aporte financeiro adequado para possibilitá-los.

AGENTES IRÃO EM TODOS OS CONDOMÍNIOS E CASAS PARA O CADASTRO

Para essa necessidade e até de maior comodidade a Secretaria de Saúde está disponibilizando as fichas de cadastro para serem preenchidas por todos os moradores de cada domicílio e orientou a todas as agentes de saúde irem em todos os domicílios e condomínios (onde deixarão urnas ) com as fichas de cadastro e preencherem por cada morador, incluindo os menores de idade.

URNAS NOS CONDOMÍNIOS – UMA FICHA PARA CADA PESSOA

As agentes levarão ou deixarão um envelope em cada casa com várias fichas a serem preenchidas – uma por cada pessoa da família (inclusive bebês). Depois de preenchidas as fichas poderão ser depositadas em urnas que ficarão na administração em cada condomínio (se possivel entregar dentro do mesmo envelope por casa) E os agentes voltarão na semana seguinte para recolher os envelopes e urnas para cadastramento.

O cadastro também pode ser realizado no Centro que está funcionando no Centro de Saude das 8 às 11:30 e das 13 às 15:30 EXCETO ÀS SEXTAS FEIRAS A TARDE OU PELO WHATS APP 999.195.899

IMPORTÂNCIA DO SUS

È importante lembrarmos que o Sistema Único de Saude ( SUS) é modelo em todo mundo, criado pela Constituição de 1988 e é uma das maiores avanços em políticas públicas do pais. Fazem parte do SUS , por exemplo o serviço SAMU , fundamental em casos de gravidade e acidentes, todas as pol´íticas de vacinação “Até quando usamos restaurante estamos utilizando o SUS já que é a Vigilância Sanitária quem faz a fiscalização.

AB

1 resposta »

  1. É muito importante que esse recadastramento seja feito, mas na era da internet deveria ser feito num site
    Da saude. Gastaria bem menos recursos e ja ficaria arquivado. Envelope , papel do questionario, urnas, e deslocamento para entrega, muito gasto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s