Educação

Zé Carlos se afasta e Débora Palermo será a 1ª mulher a presidir a Câmara de Campinas

Após ser acusado de corrupção passiva o vereador Zé Carlos (PSB) anunciou hoje (26/9) que irá se afastar da presidência da Câmara Municipal de Campinas  e do mandato por um período de 30 dias. Com a saída de Zé Carlos, a vereadora Debora Palermo (PSC), que ocupa a vice-presidência, deverá assumir o comando do Legislativo assumindo como presidente “em exercício”. Esta será a primeira vez que uma mulher se torna presidente da Câmara em 224 anos de história. Zé Carlos anunciou que irá protocolar o pedido de afastamento amanhã terça-feira 27/9.

Zé Carlos informou que conversou com a bancada do PSB no intervalo da sessão e decidiu se afastar atendendo a pedido do líder do PT na Câmara, vereador Cecílio Santos. “Faço isso para que tudo possa transcorrer com normalidade, lisura e para que os vereadores verifiquem todos os contratos da Câmara sem nenhuma interferência. Me afasto também, inclusive, para tratar da minha saúde.”

Em discurso que fez na tribuna antes de oficializar que irá se fastar, o presidente ressaltou que durante a gestão dele a Câmara teve economia de mais de um milhão de reais, além de diversas conquistas no campo legislativo – como a aprovação das “Emendas Impositivas” – e para a Região Metropolitana de Campinas (frente ao Parlamento Metropolitano, Zé Carlos foi um dos responsáveis inclusive pela conquista de leitos SUS para Campinas e região). 

Continuo tranquilo e reforço que minha gestão como presidente sempre foi pautada na transparência e lisura. Me manifestarei oficialmente sobre o caso apenas nos autos, atendendo a orientação jurídica.  Os áudios vazados foram parciais e quando apresentar minha defesa todos verão que sempre agi pelo melhor para esta Casa de Leis”, acrescenta.

Câmara lança nota sobre a transição

“Em virtude de alguns trâmites burocráticos da Câmara Municipal que exigem a assinatura do vereador Zé Carlos (PSB), o afastamento dele da presidência e das funções de parlamentar (anunciados na reunião ordinária de ontem) serão efetivados nesta quarta-feira. Para garantir um funcionamento normal da Casa e uma transição adequada, Zé Carlos permanece presidindo oficialmente o Legislativo durante o dia de hoje, mas a partir desta quarta (28) a vereadora Debora Palermo (PSC) assumirá como presidente em exercício.”

Um pequeno currículo de Debora Palermo

Debora Palermo será a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara na história da cidade. Até então, o cargo foi ocupado por vereadoras apenas em ocasiões pontuais, em substituição a um presidente do sexo masculino ou em momentos específicos, como a sessão de posse da atual Legislatura, quando a vereadora Mariana Conti  (PSOL) presidiu em virtude de ter sido a eleita com mais votos no pleito de 2020.

Eleita com 1937 votos para a Legislatura 2021-2024, Debora de Andrade Palermo nasceu em Campinas, em 19 de abril de 1965, e reside no Distrito de Sousas desde os três anos de idade. Antes disso, morava na Usina Salto Grande, em Joaquim Egídio.

Professora de Educação Física formada pela PUCC, é efetiva da rede estadual, conselheira tutelar por quatro mandatos, e há mais de uma década luta pela proteção e direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.

Debora é especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo Centro de Combate à violência infantil, e também na Proteção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela também concluiu extensão universitária em Meio Ambiente, pela PUCC.

Debora Palermo também foi integrante da Comissão de Ética dos Conselhos Tutelares em três mandatos e membro do Comitê de Ética em pesquisas da PUCC. Casada e mãe de Carolina, ela é ainda membro da Igreja do Nazareno de Sousas, onde faz parte da Junta Consultiva e também da Junta de Oficiais do Distrito Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s