Arte&Cultura

“Cápsula” do CNPEM abre hoje em Campinas em sua turnê pelo Brasil

Após ficar em Santa Catarina na semana passada, abre hoje em Campinas a Cápsula da Ciência elaborado pleo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) para participar da 10ª Semana Municipal de Ciencia, Tecnologia e inovação criada pela Prefeitura de Campinas – e que faz parte da Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia. O projeto Cápsula da Ciência será uma das atrações da 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022). A abertura da Semana foi hoje 17 de outubro, de manhã no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas.

A Cápsula da Ciência é formada por um Domo Geodésico de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360 graus. Ela foi criada pelo (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), a Cápsula da Ciência já passou pela cidade de Gaspar, Santa Catarina. Campinas é a segunda cidade no roteiro do projeto e, daqui, o Domo percorrerá mais cinco municípios. (LEIA MAIS SOBRE A CAPSULA ABAIXO) .

A projeção aborda, em linguagem acessível, os desafios relacionados à ciência, além das pesquisas desenvolvidas pelos vários laboratórios que integram o CNPEM. Durante a imersão, é possível ter uma visão diferenciada dos experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual. Entre eles está o Sirius, um instrumento científico de última geração que utiliza aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.

Os domos geodésicos podem ser definidos como estruturas compostas por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera, ou parte dela.

As escolas devem agendar a participação de grupos de alunos. Já para o público, o acesso é liberado, respeitando a ordem de chegada e a lotação estabelecida para a Cápsula.

Confira os dias e horários de funcionamento da Cápsula

Dias: 17, 18, 19, 20 e 21 e outubro

Horários:

9h às 12h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

12h às 13h – público geral

13h às 14h – intervalo

14h às 15h – público geral

15 às 17h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

17h às 18h – público geral

Local: Largo do Rosário, centro de Campinas.

As sessões terão 20 minutos de duração com capacidade para 40 pessoas. As escolas interessadas em levar seus alunos para a Cápsula da Ciência devem se cadastrar no site https://cnpem.br/capsula-da-ciencia-cadastro-de-escolas/ e aguardar a confirmação por e-mail. Já o público terá acesso de acordo com a ordem de chegada.

SMCTIC

A 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022) terá como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil”.

A programação será composta por atividades científico-culturais, presenciais e virtuais, promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação na cidade. Algumas atividades são voltadas a estudantes de escolas públicas e privadas de Campinas e outras são abertas ao público em geral.

As inscrições para alguns dos eventos presenciais terminaram no dia 30 de setembro, mas ainda há vagas para atividades on-line. A relação pode ser conferida no site https://semanacet.campinas.sp.gov.br/.

A realização da SMCTIC é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação com apoio estruturante do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, das organizações que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A semana integra o calendário municipal e a temática de cada edição segue as propostas determinadas pelas diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A ‘CAPSULA DA CIÊNCIA ”

O projeto ‘Cápsula da Ciência’ vai percorrer diversas cidades do Brasil nos próximos três meses para proporcionar uma experiência imersiva do universo da ciência de ponta que se faz no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).  

Um Domo Geodésico, de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360°, vai ser montado em cidades de seis estados, além do Distrito Federal para sessões gratuitas. 

O público que visitar a cápsula vai ter a oportunidade de ficar “por dentro” das pesquisas desenvolvidas nos vários laboratórios que integram o CNPEM e ter uma visão bem diferente de experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual, como o Sirius, um instrumento científico de última geração, que usa aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.. 

A projeção de 6 minutos de duração aborda, em linguagem acessível, questões relacionadas aos desafios da ciência. Como a combinação de conhecimento e instrumentos contribui para a formulação de novas perguntas científicas, e acelera a busca por respostas para os mais graves problemas que a nossa sociedade enfrenta hoje e também para os quais precisamos estar melhor preparados no futuro.

Emergência climática, produção de alimentos, geração mais eficiente de energia e fabricação de insumos e produtos industriais a partir de fontes sustentáveis, novos medicamentos para doenças negligenciadas e proteção contra vírus de potencial pandêmico. 

Inspiração para alunos e professores 

O projeto ‘Cápsula da Ciência’ foi idealizado pela equipe de Comunicação do CNPEM e é financiado com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

A iniciativa busca ampliar o alcance da divulgação científica, oferecendo suporte a professores do interior do país que se esforçam para despertar e manter o interesse dos estudantes pela Ciência, com muita criatividade. 

A turnê visitará as cidades de professores que participaram da última edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), selecionados a partir de seu desempenho no evento. 

A ESPEM recebe todos os anos professores de Física, Química e Biologia das redes pública e privada de todo o país, que buscam levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam, inspirando os jovens. Na Escola, os professores voltam a ser alunos, fazem imersões com os pesquisadores do CNPEM e contam com aulas teóricas e práticas sobre temas atuais de pesquisas, incluindo introdução a aceleradores de partículas e investigações de ponta nas áreas de biociências, nanotecnologia e biorrenováveis.

O professor José Souto Sarmento, que leciona na E.E.M. Dr. Andrade Furtado II, em Quixeramobim, Ceará, ficou emocionado ao saber que o empenho dele tornou possível a inclusão da cidade no roteiro de viagens da ‘Cápsula da Ciência’. 

“Vocês não sabem o que isso vai trazer, não só para a escola, mas para a cidade. Eu vou mostrar para as pessoas aqui que isso é possível”. 

A diretora da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, Elisangela da Silva, de Manaus (AM) reforçou a mesma perspectiva, com muito entusiasmo. 

“Pra vocês, que podem estar acostumadas, talvez seja um simples projeto, mas pra cá, pra região norte, para a Amazônia, vai ser um divisor de águas. Vai ser fantástico!”

Roteiro da ‘Cápsula da Ciência” do CNPEM

Gaspar, SC…………………….10, 11 e 12/10

Campinas, SP………………………17 a 21/10 

Guarapari, ES………………….27, 29 e 30/10  

Lagarto, SE……………………….7, 8 e 9/11 

Quixeramobim, CE………….17, 18 e 19/11 

Brasília, DF……………………….28/11 a 4/12

Manaus, AM……………………….14 a 17/12

Veja mais detalhes na página: https://pages.cnpem.br/capsuladaciencia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s