Arte&Cultura

Sobrapar realiza Campanha contra Bullying

O bullying é tema da campanha promovida pelo Hospital Sobrapar Crânio e Face, até o mês de novembro. A campanha, realizada pelo terceiro ano consecutivo, usa a hashtag

#EuDigoNãoAoBullying

e a frase “NÃO É LEGAL, NÃO TEM GRAÇA, NÃO FAÇA

e prevê ampla mobilização pelas redes sociais. Dez escolas públicas e particulares de Campinas receberão kits com cartazes, camiseta e marcadores de páginas, além do livro “Você Já tem Uma Marquinha?”, de autoria da odontopediatra do Hospital Sobrapar, Karina Gottardello Zecchin.

Familiares e pacientes atendidos pelo Hospital Sobrapar tem o bullying como tema constante em seu cotidiano, em razão das cirurgias e tratamentos de anomalias craniofaciais que realizam. “Trata-se de uma agressão, violência verbal ou física que acontece de modo intencional, repetitivo e persistente para intimidar, ameaçar, tiranizar, oprimir, humilhar ou maltratar os que são alvos dessas agressões. A prática precisa ser combatida, pois afeta milhões de crianças, adolescentes e famílias no mundo com consequências graves tanto para as crianças vítimas que podem crescer com traumas psicológicos, como para as que o praticam e podem desenvolver comportamentos antissociais e agressivos”, explica a presidente do Hospital, Vera Lúcia Raposo do Amaral.

O tema é trabalhado de forma constante com as famílias atendidas pela instituição e a campanha visa mobilizar o maior número possível de pessoas a refletirem sobre o tema. Nas próximas semanas, a equipe do Hospital entregará kits com cartazes, marca-páginas de livros e uma camiseta para 10 escolas públicas e particulares de Campinas, informando sobre a campanha. Camisetas serão vendidas por meio no aplicativo de doações “Hospital Sobrapar”, na Apple Store e na Play Store e os recursos, utilizados para a manutenção da instituição.

No kit estará também o livro impresso “Você Já Tem Uma Marquinha”, que traz para o universo das crianças o tema da fissura lábio palatina – ou lábio leporino – de forma lúdica, inclusiva e didática. A publicação aborda, por meio de uma história infantil, a importância da escola trabalhar a empatia, a inclusão dos alunos e das famílias e a diversidade, cuidando das necessidades da criança que nasce com fissura. “Acredito que seja uma oportunidade de reconhecer que todos nós temos marquinhas e elas fazem parte da nossa história de vida, olhando sempre com carinho para cada uma delas”, diz a autora.

Com projeto editorial coordenado pela Fundação Educar, o livro integra o acervo do projeto Leia Comigo!, uma iniciativa que há mais de 22 anos distribui livros gratuitamente a escolas públicas, bibliotecas e iniciativas de organizações sem fins lucrativos. O livro pode ser acessado, baixado e compartilhado gratuitamente na biblioteca virtual da Fundação Educar ou no site do Hospital Sobrapar.  [LINK]

O Sobrapar é uma instituição privada e de natureza filantrópica, referência no tratamento de anomalias craniofaciais congênitas e adquiridas. Tem como principal foco de atuação o atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando cirurgias reconstrutoras e tratamento interdisciplinar para a reabilitação de pacientes de todo o Brasil. Nas redes socias, acesse @hospitalsobrapar .

 Dicas para evitar o bullying

Para incentivar a discussão sobre o tema, o Hospital Sobrapar preparou dicas práticas a serem compartilhadas:

#1 Oferecer à criança/amigo um ambiente seguro, escutando-a e acolhendo seus relatos;

#2 Mostrar a consequência dos seus atos para o outro e a ele mesmo;

#3 Conversar sobre as situações de conflito, mostrando diferentes maneiras de lidar com a situação que não seja de forma agressiva;

#4 Respeitar e valorizar as diferenças.

(AB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s