Ambientalismo

Mata comemora 37 anos da A.R.I.E. com grande festa para as crianças

Com caminhadas, contação de histórias, passeio ciclístico, brincadeiras, música e comida a Mata Santa Genebra, comemora neste sábado 5 de novembro, os 37 anos de seu reconhecimento como ARIE : Área de Relevante Interesse Ecológico pelo Governo Federal (ICMBio). O evento será das 8 às 16h, com uma série de atividades que, além de promover o contato com a natureza a crianças de todas as idades trás oportunidades de aprendizagem e lazer para os adultos. A organização é da FJPO Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata O endereço é rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.

Segundo o presidente da Fundação , Cidão Santos, as ações visam promover o debate dos temas relacionados à conservação de áreas protegidas no contexto urbano, desenvolvimento sustentável, restauração ecológica, entre outros. As atividades iniciam às 8h, com o passeio ciclístico de 9 km pela mata, voltado para crianças a partir de 7 anos. Às 8h30 terá uma caminhada no entorno da floresta, que é a maior da região de Campinas. Ao terminar, os participantes poderão repor as energias e aproveitar as deliciosas opções de alimentação e bebidas na Praça Peroba-Poca, ao lado da sede da Arie Mata de Santa Genebra.

Os participantes poderão fazer visitas guiadas com condutores autorizados da Fundação José Pedro de Oliveira. O serviço de condução custa apenas R $12 por visitante. Entre os passeiso estão os seguintes: Caminhada dos Sentidos; Visitação da Família – Importância dos Artrópodes e a Dispersão de Sementes; Descobrindo o valor da Mata para a Região de Campinas; Conhecendo os Tesouros da Mata. 

Há também a caminhada da Trilha do Jatobá, das 9h às 15h, cujo roteiro passa pelo Borboletário (900m), Laguinho da Sanã e Meliponário (1,8 km). Outras atividades são a mostra Animais Fantásticos, das 9h às 15h; e a Contação de Histórias na Mata, às 11h30.

A partir das 12h30 ocorre uma apresentação do Quarteto de Cordas do Conservatório Carlos Gomes, um repertório de clássicos da música erudita e popular. O grupo é formado por Paulo Arroyo e Flávia Peixoto (Violinos); Jayro Routh (Viola) e Vanessa Chrispim (Violoncelo).

Confira abaixo a programação completa no link abaixo. Convide a família e os amigos para aproveitar um dia na Mata de Santa Genebra:

https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/37anosarie

O Passeio Diurno Procurando o Saci, ocorre das 13h e 15h, e é uma edição especial da Trilha do Folclore Brasileiro, atividade fixa da Mata.

O Dia do Saci foi celebrado no dia 31 de outubro e é uma releitura da festa norte-americana de Halloween. Serão formadas duas turmas, das 13h às 14h30 e das 15h às 16h30. A atividade é gratuita e para se inscrever, basta acessar os links: 

Caminhada das 13h: https://forms.gle/9YcisQAMaXJ1Qpij9

Caminhada das 15h: https://forms.gle/jDsGWzih634ToKgD9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s