Arte&Cultura

Para preservar a Historia de Barão Geraldo

A Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink promove mais uma “Conversa com o Autor” no próximo sábado, dia 3/12, apresentando novas obras de seu acervo. Dessa vez a “Conversa com o Autor” será com o historiador Warney Smith Silva que lançou este ano a segunda edição do livro “Barão Geraldo: a luta pela autonomia (1910-1960)” editado pela editora Pontes. O livro é resultado de uma pesquisa, conduzida junto ao Centro de Memória- Unicamp, que faz uma recuperação das origens históricas da vila rural que surgiu ao lado da Estação Barão Geraldo, fundada em 1926 e que deu origem a um dos principais distritos de Campinas.

O livro se baseia em diversos acervos com farta quantidade de fontes históricas da cidade como o Centro de Memória – Unicamp, como a própria Biblioteca Ernesto Zink que contém praticamente toda a bibliografia existente sobre a cidade de Campinas , desde o século 19, além de um gigantesco acervo, uma gigantesca coleção de notícias de jornais de Campinas classificados por temas . Além desses , do Arquivo Público do Estado (APESP), da Prefeitura e da Câmara de Campinas, também serviram de fonte para a pesquisa e o livro, os arquivos da USP e da Unicamp e também de entrevistas com mais de 24 antigos moradores pioneiros a maioria nascidos em Barão e que ja são falecidos.

Segundo o autor, o trabalho tinha como objetivo investigar e levantar as origens e como se formou a vila rural que deu origem ao atual distrito de Barão Geraldo – que sofre um processo de “esquecimento” e a forte identidade local que levou os antigos “baronenses”, como foram chamados, a lutarem pelo “progresso” e pela emancipação de Campinas. Para isso, “… foi necessário superar as limitações de referências e dados inexistentes que terminam com o falecimento do Barão Geraldo em 1907 e pulam para a fundação da Unicamp em 1966 (tentando o esquecimento da fatos fundamentais nesse período) e levantar as fontes, referências e dados da população pioneira que formou o distrito e a identidade local, superando as concepções atuais de história local baseadas em lendas e mitos.” – disse Silva.

O lançamento do livro integra as comemorações dos 69 anos de Barão Geraldo como distrito.

O evento contará com a apresentação de textos e fotos que resumem o trabalho e de um bate papo informal, além da venda de exemplares do livro a R$ 50,00

Serviço:

“Conversa com o autor”: Warney Smith Silva, sobre o livro “Barão Geraldo a Luta pela Autonomia (1910-1960) Editora Pontes, Campinas 2021

Dia 3.12.22 às 14:30h

local Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink

rua Benjamin Constant, 133 ao lado do Paço Municipal

– entrada franca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s