Primeira página

Forum debate a condição adulta das pessoas com Síndrome de Down

“A condição adulta da pessoa com síndrome de Down e demais deficiências intelectuais” é o tema do 5ª Fórum Internacional Síndrome de Down, promovido pela Fundação Síndrome de Down, nos dias 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira).

O evento, que acontece em formato online, está com inscrições abertas no site https://fsdown.org.br/amigxdown/5forum/, no valor de R$ 90, e conta com patrocínio da Unimed Campinas.

O 5º Fórum tem como referência a obra do psicólogo italiano Carlo Lepri, especialmente seu último livro, “Tornar-se adulto – A condição adulta da pessoa com deficiência intelectual”, recém-lançado no Brasil pela Fundação Síndrome de Down e pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Em seus livros, Lepri analisa a disfuncionalidade cultural, ainda presente na sociedade, que associa a deficiência à infantilização, impedindo o desenvolvimento completo e complexo da sua condição adulta. Nesse sentido, o psicólogo formula teses e desenvolve metodologias tendo em vista a superação dessa interdição que impede que a pessoa com deficiência intelectual adentre à vida adulta.

Na abertura do evento, Lepri fará uma conferência magna, apresentando suas teorias e visões sobre a condição adulta da pessoa com deficiência.

As mesas contam com a participação de especialistas nacionais e internacionais que debaterão vários aspectos relacionados à vida adulta das pessoas com deficiência intelectual – sexualidade, trabalho, envelhecimento, educação, qualidade de vida e moradia independente.

Entre os convidados para o fórum estão Beatriz Garvía e Josep Ruf Aixas (ambos da Fundação Catalana Síndrome de Down – Espanha), Irma Iglesias (presidente da Federação Iberoamericana Síndrome de Down), Izabel Maior (ativista), Maria Teresa Eglér Mantoan (doutora em Educação pela Unicamp e coordenadora do Leped – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença), Agustin Matia Amor (diretor geral da Down Espanha – Federação Espanhola de Síndrome de Down), entre outros especialistas.

A programação também inclui encontros para debater os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Serviço

5º Fórum Internacional de Síndrome de Down (online)

Data: de 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira)

Horário: abertura às 9h

Inscrições: https://fsdown.org.br/amigxdown/5forum/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s