Ambientalismo

NÃO PERCA A EXPOSIÇÃO E FEIRA DAS MAIS BELAS ORQUÍDEAS DO PAIS!

Está chegando um evento imperdível para quem ama orquídeas. É a 23ª Exposição Nacional de Orquídeas de Campinas, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, no Jardim Guanabara. Durante os três dias, o público poderá apreciar a mais requintada entre as flores, em grande quantidade, variedade e, principalmente, em qualidade. Terá ainda a oportunidade de comprar mudas e também aprender a cultivá-las em casa; os cursos de cultivo básico serão oferecidos gratuitamente.

Promoção da Associação dos Orquidófilos de Campinas (ACO), a exposição reunirá 125 expositores de 25 associações, totalizando cerca de 800 vasos das mais diferentes espécies. Participam do evento orquidófilos de cidades da região e de outros Estados. Quem for ao Nipo, encontrará também uma praça de alimentação e uma feira de produtos variados, entre confecções, artigos para presentes e muitas novidades do mercado.

Os organizadores não escondem a expectativa pela retomada do evento, graças ao recuo da pandemia. “Estamos ansiosos e também um pouco apreensivos, pois será a nossa primeira experiência à frente da ACO”, revela Sergio Candido, novo presidente da entidade, que reúne orquidófilos de toda a região. “Nos últimos anos, várias associações ficaram inativas e não fizeram mais exposições por falta de recursos e apoio das prefeituras. Por outro lado, as plantas receberam maior dedicação dos colecionadores e tiveram também mais tempo para se recuperarem, então, acredito que vamos compensar o público com uma belíssima exposição”, promete.

Sergio Candido lembra que, para quem cultiva e expõe, é sempre importante ter uma planta premiada, por isso, o pódio terá este ano uma apresentação diferenciada. Mas ele ressalta que o principal objetivo do evento é criar a oportunidade de compartilhar, com os amigos e o público, a beleza de uma “floração exuberante”, e promover o intercâmbio entre aqueles que amam plantas.

*Sobre a associação*
A Associação dos Orquidófilos de Campinas conta hoje com cerca de 40 associados, que exercem as mais variadas atividades profissionais. Engana-se quem pensa que cultivar plantas é um hobby exclusivo da terceira idade. “Nessa retomada de atividades, tivemos um crescimento, inclusive com a chegada de vários associados na faixa dos 30 anos de idade, o que é muito bom”, avalia o presidente. E para quem deseja começar, não faltam incentivos. “Qualquer pessoa pode começar a cultivar orquídeas sem muitas dificuldades. Aliás, os nossos cursos são voltados a esse público. A grande maioria começa a cultivar como colecionador e, aos poucos, acaba se tornando também um vendedor”, explica.

SERVIÇO:
O que: 23ª Exposição Nacional de Orquídeas
Quando: 18 a 20 de novembro de 2022.
Dia 18 (sexta-feira): somente vendas, das 9 às 18h.
Dia 19 (sábado): visitação pública, das 9 às 20h.
Dia 20 (domingo): visitação pública, das 9 às 17h.
Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro – Rua Camargo Paes, 118 – Jardim Guanabara
Cursos gratuitos: sábado, às 10 e às 14h. Domingo, às 10h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s