Arte&Cultura

Comissão Pró Memória organiza eventos para marcar os 69 anos de Barão Geraldo

Os moradores da Comissão Pró Memória de Barão estão tentando organizar eventos e fatos que lembrem dos 69 anos de criação do Distrito de Barão Geraldo. O aniversário é dia 30/12 e a Comissão busca criar um calendário com vários eventos para passar a data. Várias empresas já estão apoiando os eventos como Aulus Padaria Alemã, Aulus Video Bar, Glocal acessorios para celulares, Estação Barão, Grand Pneus e o Jornal de Barão.

PRÓXIMO SÁBADO 3/12: BARÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

O primeiro evento, já marcado, é um debate “Conversa com o Autor” na Biblioteca Municipal Ernesto Zink no próximo dia 3 de dezembro às 14:30h com o historiador Warney Smith Silva. Ele vai falar sobre a História de Barão e sobre sua pesquisa que resultou em seu livro “Barão Geraldo: a luta pela autonomia (1910-1960)” lançado ano passado pela Pontes Editores e que está sendo vendido nas bancas de Barão e no Shopping. A apresentação será acompanhada da dupla Bill Rodrigues no violão e Christian Mathias na sanfona.

Domingo 4/12 : Futebol beneficiente do projeto “Amigo Solidário” “FOME SÓ DE BOLA” no Village

No dia 4 de Dezembro, teremos 4 jogos para a criançada na Arena Village serão alguns jogos com arrecadação de alimentos para a equipe do Projeto “Amigo Solidário” montar cestas e doar no final de ano para as fam´ílias carentes da região. A festa será com muita alegria para as crianças que terão o que mais gostam: brincar. Para os brinquedos já foram arrecadados mas ainda estão precisando de refrigerantes e sorvetes para servir um lanche para a criançada.

Um dos organizadores é Danilo Evangelista é que convida: “Quem puder doar pra gente será muito bem vindo! Vamos nos unir pra ajudarmos o próximo. Estão todos convidados pra participar dessa grande festa!

A doação é para possibilitar os refrigerantes e sorvetes para a criançada que vai jogar e brincar . As doações podem ser feitas para o PIX 19989227899

Contribua e participe do processo !

FAIXAS DE PARABÉNS

Outro evento que já está programado para a primeira semana de Dezembro é a colocação de faixas de “PARABENS BARÃO GERALDO” nas entradas do Distrito. Para isso, os integrantes estão buscando patrocínios do comércio local e já estão preparando os locais. Serão pelo menos 3 faixas.

NATAL DAS CRIANÇAS – REAL PARQUE

Também está sendo organizado o Natal das Crianças no Real Parque no dia 18 de Dezembro pelas mães do bairro. A forma que o grupo tradicionalmente faz é escolher crianças que são apadrinhadas para receberem presentes. São 150 crianças a serem apadrinhadas com roupa, sapato e brinquedos. E para isso, elas pedem a contribuição e apoio das pessoas apadrinharem uma criança com esses presentes. E por isso elas pedem para pegar os presentes até dia 30 de novembro (esta semana). São 150 crianças a serem apadrinhadas .

O contato e preciso ser feito com Fábia (19) 999.191.479 ou com (19) Bia 995.630.783

PROVÁVEL DEBATE

Outro evento que estão organizando é um debate sobre a grande transformação urbana que ocorrerá em Barão Geraldo com a construção das marginais na rodovia Zeferino Vaz, juntamente com a intensificação dos projetos HIDS e PIDS e o provável aumento de condomínios, loteamentos , prédios que provavelmente serão feitos nas fazendas Santa Genebra e Rio das Pedras e prováveis novos condominios ou loteamentos próximos também à Mata Santa Genebra. Para esse debate estão sendo consultadas algumas pessoas e ele seria ao vivo , talvez no Salão Paroquial da igreja Santa Isabel e gravado e deve ser em meados de dezembro.

PLANTIO DE 69 ÁRVORES – “PRAÇA DO COCO”

Outro evento é o plantio de 69 mudas nas praças ao lado da Praça do Côco entre as ruas Manoel Antunes Novo e José Martins pelo Projeto Genesis, da Fundação José Pedro de Oliveira. Os plantios serão feitos pelo pessoal da Mata Santa Genebra com a participação do presidente da Fundação Cidão Santos e convite do prefeito Dário Saadi provavelmente na quarta feita , dia 21/12 , juntamente com a Feira de Barão, especial de Natal.

Outro evento que deve fazer referência aos 69 anos de Barão é a Construção da Vila de Natal de dona Ana, no Real Parque , que sua família organiza todos os anos. Esse ano porém teria uma divulgação especial.

Também estão sendo pensados jogos beneficentes, concursos, apresentação de corais, participação em Feiras, e apoio como o Ocupa Vila , CONSEG, etc. “Esperamos conseguir organizar alguns eventos ainda esse ano, e contar com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e apesar da dificuldade financeira que todos enfrentamos esse ano.

A organização é uma preparação para a criação de uma programação e uma festa maior para os 70 anos de Barão no final de 2023.

Importante lembrar que os 70 anos de Barão irá coincidir com os 250 anos de Campinas. Então, esperamos contar com bastante apoio da Prefeitura , da Unicamp e várias empresas para que possamos realizar uma grande festa em 2023 e 2024” – disse Tiago Rosini, um dos que fazem parte da Comissão.

NATAL DE DONA ANA

Finalmente, o evento que já existe há quase 10 anos, e agora está sendo agregado às comemorações dos 69 anos de Barão é o belo “Natal de Dona Ana” realizado todo ano na Rua dos Zínias no Real Parque. Trata-se da decoração de várias casas da rua dos Zínias para o Natal e que tem, além de muitas luzes, muitos enfeites, imagens de vários animais e de várias espécies, de santos e vários presépios e “papais noel”. (veja galeria abaixo)

Praticamente todo o acervo de presépios e santos da família foram encontrados nas ruas ou doados para eles montarem. E durante a pandemia, entre 2020 e 2021 a festa chegou ao seu auge, atingindo grande beleza na rua

Só que por doença, e após alguns furtos no ano passado, a família de dona Ana ainda está em duvida. Segundo sua filha Roseli, para realizar a festa eles precisam de diversos fios com lâmpadas coloridas e alguns protegidos por plásticos, além de mais equipamentos e também dinheiro para realizar . Então a família irá fazer uma vakinha para poder realizar este ano; E o Jornal de Barão está aguardando para informar

PARABÉNS BARÃO GERALDO! 69 ANOS!

(AB)

Os presepios, como estão hoje

Família de dona Ana já enfeita não só sua casa como toda a rua com diversos presépios e imagens de Santos e de Papai Noel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s